Bem vindo
Icone do Whatsapp
Icone do Whatsapp

WhatsApp:

(71)98820-5109

Grupo Brasil Nutri Shop

Fale Conosco Meus pedidos
Entre | Cadastre-se

0 Itens

Blog

A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NO ESPORTE

terça, 29 de março de 2022 às 17:43:00

 

ARTIGO - IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NO ESPORTE

 

Uma alimentação adequada é um dos fatores mais essenciais para o desenvolvimento físico de um atleta. Para tal, é importante procurar um nutricionista esportivo, visando receber a melhor orientação alimentar e garantir que a nutrição esportiva possa ajudar a atingir bons resultados.

 

Na maioria dos casos os nutricionistas esportivos são procurados, basicamente, por atletas de alto rendimento e competidores de diversas modalidades. Porém, devido ao aumento de interesse e busca por um estilo de vida mais saudável nos últimos anos, a atuação desses profissionais também cresceu, tendo mais como objetivo potencializar os resultados e auxiliar na saúde física. 

 

Qual é a importância?

 

A nutrição é responsável por oferecer ao corpo todos os nutrientes necessários para suprir o organismo. Principalmente no caso de atletas, o rendimento esportivo pode ser afetado pela má qualidade do seu plano nutricional, excesso ou déficit na ingestão e consumo desordenado de alimentos. Essa questão pode influenciar nos mais diversos benefícios para o nosso corpo, como por exemplo:

- Manter e regular o metabolismo

- Prevenir os desgastes de cartilagens e ossos;

- Contribuir para a recuperação do corpo após o treino;

- Fornece energia;

- Ajustar a quantidade adequada de nutrientes para a prática de exercícios;

- Evitar a perda de massa magra, como os músculos;

- Ajudar a diminuir as chances de lesões.

 

Como é aplicado?

 

A dieta sugerida irá sempre depender de cada paciente, conforme o objetivo, corpo, peso e intensidade do esporte praticado. O nutricionista esportivo irá prescrever o plano alimentar com as quantidades de macro e micronutrientes adequadas de acordo com o tipo de atividade praticada pelo indivíduo, considerando os horários e a duração dos treinos para garantir o aporte de energia e de proteínas para a recuperação muscular, evitando a perda de massa magra. As necessidades nutricionais, em termos calóricos, correspondem a um consumo que se situa entre 37 e 41kcal/kg de peso/ dia. Contudo, a depender dos objetivos, a necessidade calórica pode apresentar variações mais amplas entre 30 e 50kcal/kg de peso/dia.

Os profissionais de nutrição esportiva também são responsáveis por, em alguns casos, indicar quais são os suplementos ideais para o paciente de acordo com sua necessidade, sendo de extrema importância principalmente para atletas. 

Um suplemento indicado é o Ômega 3, pois além dos diversos benefícios que ele possui no corpo, também serve para reduzir o nível de estresse oxidativo em atletas, por possuir ação anti-inflamatória e antioxidante. Outro muito indicado também é a glutamina, principalmente para atletas de alta performance, pelo fato de ajudar a melhorar o rendimento e evitar lesões nos tecidos musculares.  

Porém os suplementos ideais vão depender de cada pessoa, o nutricionista que fará o papel de indicar qual é o necessário para a dieta.